terça-feira, 23 de abril de 2013

Campinas - SP: Descobrindo Bosques

Quem já passou pela Avenida Francisco José de Camargo Andrade, que liga a Torre do Castelo à Lagoa do Taquaral, em Campinas, deve ter visto uma sinalização de trânsito que indica o Bosque dos Italianos e dos Alemães. Mas, você, caro leitor, já visitou os dois bosques?


Eu era uma dessas pessoas que, mesmo morando nesta cidade desde que nasci, jamais havia visitado os dois lugares. Porém, a cada vez que passava por essa avenida, ficava curiosa por conhecê-los, até que, um belo dia, matei minha curiosidade! E, agora, os deixo como dica de passeio principalmente para você, morador de Campinas, que não conhece esses dois cantinhos! É importante dizer que eles não são grandes espaços, tornando possível visitar os dois em uma tarde, por exemplo.

Bosque dos Italianos

Seguindo a placa localizada na Avenida Francisco José de Camargo Andrade, ele é o primeiro que encontramos.

De acordo com o site da Prefeitura de Campinas, o Bosque, oficialmente chamado de Praça Samuel Wainer, “surgiu dos planos de loteamento do Jardim Chapadão, aprovados pela municipalidade em 1927”. A doação da área para o município só ocorreu em 1960 e, no final da década de 70, o Departamento de Parques e Jardins propôs um projeto de reurbanização do Bosque, criando, assim, um novo espaço de lazer com a preservação e manutenção integral da mata nativa.

Depois de um pouco da história, é hora de dizer o que se encontra lá! O local tem uma vegetação muito bonita, com árvores altas. É bem silencioso, sendo possível ouvir apenas o cantar de alguns pássaros.



Eu indicaria o Bosque dos Italianos para você que quer fugir por um momento da vista de prédios, durante uma manhã ou tarde, e ler um livro em meio à mata nativa, dentro da cidade de Campinas. Por falar em livros, é lá que se encontra a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, mas que funciona apenas de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 16h30, para quem se interessar.


O local também é bom para quem quer passear com crianças. Já que tem um playground, com balanço, gangorra e escorregador em boas condições.


Mais uma dica: se você tem medo de aranhas, o Bosque dos Italianos não é um bom lugar. Elas estão por toda a parte, penduradas entre uma árvore e outra, como esta da foto!


O Bosque dos Italianos fica na Rua Dr. Miguel Penteado, s/nº, no Jardim Guanabara, e funciona das 6h às 18h.

Bosque dos Alemães

Próximo ao Bosque dos Italianos, encontramos o Bosque dos Alemães. Também de acordo com informações do site da Prefeitura, a área foi doada à Prefeitura em 1928 pela San Paulo Land Company Limited. Mas, apenas no final da década de 1970, o Bosque dos Alemães ganhou um projeto de reurbanização, para controlar e preservar a mata nativa.


O Bosque dos Alemães é bem parecido com o dos Italianos. Muitas árvores grandes e silencioso. Duas diferenças principais: a primeira é que o dos Alemães é um pouco maior do que o outro e a segunda, é que não se vê tantas aranhas como no dos Italianos.


O local é ideal para fazer um piquenique, levar as crianças para brincar (também tem um playground em bom estado) ou até mesmo ler um livro, em meio as grandes árvores.


O portão principal do Bosque dos Alemães, ou Praça João Lech Jr., fica na Rua Rocha Camargo, no Jardim Guanabara. Saindo do Bosque dos Italianos, você deve seguir reto para chegar ao Bosque dos Alemães. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

A ideia

Sabe aquele fim de semana em que você não tem o que fazer, quer sair para algum lugar, mas está cansado de ir sempre aos mesmos lugares? Pois é! Foi assim que surgiu a ideia deste blog.
Um belo dia (ou para ser mais precisa, uma bela noite) resolvi procurar na internet algum lugar diferente para passear. Ao procurar, percebi que as informações eram muito esparsas e, muitas vezes, incompletas. Então, uma luz se acendeu sobre a minha cabeça (assim como nas histórias em quadrinhos) e resolvi criar este blog.
O objetivo é fornecer informações de lugares que possam ser visitados em uma tarde, em um dia, ou em um final de semana. Como moro em Campinas, todos os passeios serão pensados a partir desta cidade. Já adianto que para alguns, valerão a pena pensar em uma viagem um pouco mais longa. Para outros, valerão apenas se você, em algum momento, estiver na cidade do passeio.
Espero que o blog ajude a responder dúvidas como “Onde ir no domingo?” ou “O que fazer em Campinas (por exemplo)?”, além de incentivar a conhecer lugares que, muitas vezes, passamos por eles, mas nunca paramos para visitar. Aproveito também para convidá-los a enviar sugestões de lugares bacanas para se fazer um passeio (que antes de serem publicados, serão conferidos)!
À todos, uma boa leitura e uma boa viagem por esses lugares!