sábado, 28 de setembro de 2013

Brotas - SP: Aventura no meio da mata

Primavera, flores, dias de sol, temperaturas aumentando. Sabe o que tudo isso pede? Água... seja em cachoeiras, rios ou mares. Quer melhor? Que tal juntar uma bela cachoeira com uma trilha pela mata? E é por isso que esta semana o blog “Lugares e seus passeios” vai até Brotas, no interior de São Paulo.


Brotas é a capital do turismo de aventura. Lá pode ser encontrada uma natureza preservada, com mata de cerrado, restos de Mata Atlântica, cachoeiras, nascentes de águas cristalinas e, claro, o Rio Jacaré-Pepira, o principal da cidade. 


Desta vez, a sugestão é de trilha e uma das opções é o Recanto das Cachoeiras. A trilha é pré-determinada e sinalizada. A primeira parte leva até a Cachoeira Santo Antonio, de 15 metros de altura. De acordo com o site, são aproximadamente 400 metros de extensão. Você passará por corredeiras e áreas gramadas.



Depois de uma parada na Cachoeira Santo Antonio, é hora de ir de seguir na próxima trilha. Esta já é um pouco mais difícil. São aproximadamente 600 metros de extensão e o terreno é um pouco íngreme. Durante o caminho, você vai passar por um rio, que em tempos de estiagem, se torna uma prainha. Mas, em épocas de rio cheio, só resta observar e seguir pelas margens até chegar em um ponto onde é possível atravessar.


O ponto alto desta segunda parte é a Cachoeira Roseira, com 55 metros de altura e uma beleza tão exuberante, que faltam palavras para descrever. A força da água é tamanha, que embaixo dela é até difícil de respirar. 




O percurso final leva até o mirante, de onde é possível ver o percurso realizado.


São aproximadamente 4 horas de duração. A trilha é feita com guias treinados e deve ser agendada. Ainda está incluso um lanche natural e uma garrafa de água, por pessoa. O valor é de R$ 57,00 por pessoa, já com a entrada ao Recanto das Cachoeiras inclusa. Outras informações pelo site www.recantodascachoeirasbrotas.com.br.

Tem alguma sugestão de passeio?! Deixe um comentário!

domingo, 15 de setembro de 2013

Monte Alegre do Sul – SP: Entre Montanhas

Uma cidadezinha pacata, com ares de interior e clima ameno: esta é Monte Alegre do Sul. A cidade fica entre montanhas, no Vale do Camanducaia, a uma altitude de 748 metros do nível do mar e possui mais de 7 mil habitantes, de acordo com o último censo.


A beleza natural se mistura a história da cidade. E para começar a apresentação de Monte Alegre do Sul, nada melhor do que contar sua história. De acordo com o site da Prefeitura, “em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, se estabeleceram neste bucólico vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café entre as matas naturais”.

Um colono, chamado Theodoro de Assis, era devoto do Senhor Bom Jesus. Depois de encontrar uma imagem do santo, resolveu construir uma capela no terreno de sua casa, mas o patrão dele não gostou e mandou demoli-la. Procurou outro sitiante, que ofereceu as terras para que a capela fosse construída, em 1873. E foi a partir daí que a cidade começou a nascer, já que ao redor da capelinha, várias residências foram construídas. Hoje, onde era a capelinha, está o coreto da Praça.



Aí, vocês, caros leitores, perguntam: e a capelinha, o que aconteceu?! Bom, no lugar dela, foi construído o Santuário do Senhor Bom Jesus. E ele é o primeiro ponto turístico de que vamos falar no blog “Lugares e seus passeios”.



A Igreja é imponente. E não é só por fora. Por dentro, também é muito bonita. Nem preciso dizer que é um dos principais pontos turísticos da cidade, né?!





E para quem gosta de uma trilha na montanha, atrás da Igreja tem outro atrativo: o Mirante do Cruzeiro. Com altitude de 892 metros, lá também está a Via Crucis com 14 estações.



Todas as fases que levaram à morte de Jesus Cristo estão lá. Elas estão descritas através de imagens e painéis, como este, que marca o momento em que Jesus é condenado a morte.



Algumas cruzes também são encontradas pelo caminho.



A trilha não é fácil. É uma subida muito íngreme. Ao final, você vai encontrar a Capela de Nossa Senhora da Encarnação e imagens que marcam o sepultamento de Jesus.





Além disso, também poderá contemplar uma bela vista.




Monte Alegre do Sul fica a cerca de 80 km de Campinas e a 131 km de São Paulo. Mais informações sobre a cidade podem ser conferidas no site www.montealegredosul.sp.gov.br.

Deixe um comentário com a sua sugestão!

Aproveite para curtir a página do blog no Facebook. Clique aqui.

domingo, 8 de setembro de 2013

Holambra – SP: Festa das Flores

O mês de setembro é marcado pela chegada da Primavera. E para comemorar a estação das flores, acontece em Holambra a Expoflora. Mas, antes de falarmos desta festa, vou apresentar a vocês a cidade de Holambra. Com seus 12 mil habitantes, ela foi colonizada por imigrantes holandeses, que vieram ao Brasil depois que a Holanda foi devastada na Segunda Guerra Mundial. De acordo com o site da Expoflora, o nome Holambra nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil.


Agora sim, vamos falar da festa! Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais do América Latina, a Expoflora está na sua 32ª edição. 


O tema deste ano é “Flores, Contos e Lendas”. Para começar, várias personagens das histórias infantis circulam pela festa, como o Shrek e a Fiona.



 A exposição de flores também é baseada neste tema. Logo na porta, a tão temida bruxa das histórias infantis faz a recepção aos visitantes.


Em meio a rosas, gérberas, begônias, antúrios e tantas outras lindas flores, vários personagens fazem a alegria dos visitantes, como a Branca de Neve e os Sete anões, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Cinderela.





O mesmo tema também está na Parada das Flores, que acontece às 16h. Três carros alegóricos, retratando as fadas, a Branca de Neve e os Sete Anões e Rei Leão, além de personagens, dançarinos, fanfarra e o Tulipo levam as pessoas até o local onde acontece a Chuva de Pétalas.







E por falar em Chuva de Pétalas, 150 quilos de pétalas são jogados aos visitantes em um emocionante espetáculo. A lenda diz que quem pega uma pétala no ar tem o desejo realizado.



O visitante também pode ver a Mostra de Paisagismo e Decoração. Lá, arquitetos e decoradores expõem sugestões de ambientes. Este ano, o tema é “Encanto das águas”, onde a proposta é falar sobre a reutilização da água.




Além disso, a festa também traz as tradicionais atrações, como a dança holandesa e o museu histórico.



A Expoflora vai até o dia 29 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. O recinto da festa fica na Rodovia Campinas- Mogi Mirim, acesso no Km 140. Mais informações pelo site www.expoflora.com.br.

E você?! Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!