segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Limeira – SP: O Nascimento de Jesus em presépio mecanizado

Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. E é por isso, que muitas famílias montam o presépio. A cena em que Maria e  José estão na manjedoura com o menino que acabou de nascer é retratada em muitas casas. Alguns, porém, são mecânicos. O mais antigo deles pode ser visto em Limeira.

 
O presépio feito pela família Curcio tem movimento em todos os bonecos. Tudo começou em 1884, na Calábria, na Itália, quando Vicente, Pepe e Paulo Curcio brincavam de fazer bonecos de barro. Desafiados, colocaram movimento no boneco e o levaram para o presépio. Com a vinda da família para o Brasil, em 1906, eles começaram a montar o presépio aqui e todos os bonecos foram ganhando movimento.

A cada ano, um novo boneco era adicionado ao presépio que passou de geração em geração. No Centro, fica a cena principal, aquela da manjedoura. Ao redor, cenas de uma pequena cidade.

 
Na cena principal, é possível mergulhar na história ao observar os Reis Magos levando os presentes ao menino Jesus.



 
Na vila, onde neste presépio fica a manjedoura, a população faz uma procissão até a Igreja...

 
...Enquanto isso, dançarinos participam de uma festa.

 
A vida cotidiana é registrada através de uma venda, um bar, lavradores, entre tantos outros personagens.


 

 

 
Até mesmo os índios são lembrados no presépio.



E uma dupla de violeiros também fazem parte do cenário.


Ao lado do presépio, uma árvore genealógica conta a história das gerações da família Curcio que monta o presépio há anos.

 
Apenas as fotos não retratam a beleza do presépio mecânico. E movimento só pode ser mostrado em vídeo. Por isso, segue uma prévia do presépio.

 
A novidade deste ano, porém, é que o público pode ver o que faz os bonecos se mexerem, já que toda a estrutura, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos, está aberta.

 
O presépio mecânico da Família Curcio está aberto à visitação até o dia 21 deste mês, no Teatro Vitória, que fica na Praça Toledo Barros, no Centro. A galeria do teatro fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Tem alguma sugestão?! Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário