quinta-feira, 28 de maio de 2015

Serra Negra – SP: Por dentro da produção de vinho artesanal

O turismo em Serra Negra vai muito além do centro urbano. Na área rural, também há várias opções para passar um dia diferente. Algumas fazendas abrem as portas para fazer os turistas urbanos entenderem um pouquinho da vida no campo. Um desses lugares é a Adega Silotto.

 
A propriedade produz café, uva e cana-de-açúcar, que são utilizados na fabricação dos produtos do sítio.


 
Logo, que o turista chega na propriedade dá de cara com um barril gigante. É lá que está o Museu do Vinho e da Cachaça e onde é contado como era a produção das bebidas.

 

A Família Silotto veio da Itália e trouxe para Serra Negra a maneira como era feita a produção de vinho e de outros produtos típicos daquele país, como o macarrão. Esses equipamentos estão expostos no Museu, como o Moedor de Uva Manual, entre outros.





 
Até mesmo um ferro de passar roupas e uma leiteira antigos podem ser encontrados lá.

 

Depois de conhecer o Museu, é hora de ir para a Adega. Primeiro, uma passadinha na antiga para conhecer como era o processo da produção do vinho.




 
Em seguida, o turista é levado até a nova Adega, onde é possível ver equipamentos mais novos que são utilizados na produção artesanal do vinho.





 
No fundo, algumas garrafas já estavam prontas para serem vendidas.

 

Além do vinho, a propriedade também produz a cachaça, a típica bebida brasileira. O alambique também é apresentado aos visitantes.



 
A explicação dos processos de produção das bebidas é feita pelo próprio dono da Adega.


Com sorte, o turista ainda pode ver um engraçado gatinho fazendo de tudo para chamar a atenção, até mesmo subindo no alambique!


Por último, o turista ainda pode levar alguns dos produtos fabricados pela Adega para casa. Lá na propriedade, são vendidos vinhos, sucos de uva, queijos, manteigas e até a cachaça azul, que tem uma história curiosa. De acordo com os donos, a bebida teria sido criada para agradar ao Imperador Dom Pedro I.

 
 
 
 
 

Lá também são vendidos produtos dos fabricantes da região, como é o caso dos doces e das pimentas.



 
Adega Silotto fica na Rodovia SP-360, que liga Serra Negra à Lindóia, no km 158,5. É muito fácil chegar até o local, já que fica na beira da Rodovia. Mais informações podem ser encontradas no site www.familiasilotto.com.br.

Aproveite e curta a página do blog no Facebook, para que você fique por dentro das novas sugestões de passeio! Clique aqui.

Tem alguma sugestão?! Deixe um comentário!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Campinas – SP: Olhar selvagem registrado em fotos

O olhar de um animal pode indicar várias sensações e sentimentos. E foi isso que o fotógrafo brasileiro Cristian Dimitrius retratou em várias imagens da mostra “Olhar Selvagem – A intensidade dos olhares diante da Câmera”, que estão expostas na Lagoa do Taquaral. Elas encantam e prendem o visitante, transportando-o para o local em que a foto foi realizada.

 
O fotógrafo capturou imagens de diversos biomas e lugares: daqui do Brasil, da savana africana, do Ártico, do Japão e da Nova Zelândia, por exemplo.



Tem animais curiosos...

 
 

Predadores...

 
 

Répteis...

 
Aves...


 
Animais aquáticos...

 
 

E até em família!


A exposição também trata da cultura dos animais e da necessidade de preservação das espécies, já que muitas estão ameaçadas de extinção.



 
As imagens estão espalhadas entre os viveiros de aves da Lagoa do Taquaral e as esculturas de elefantes, logo na entrada principal.


 
Vale a pena entrar no mundo selvagem destes animais. A exposição pode ser conferida até o dia 14 de junho, todos os dias, das 5h às 22h. A Lagoa do Taquaral, que também é chamada de Parque Portugal, fica na Av. Dr. Heitor Penteado, no Parque Taquaral. A entrada é gratuita.

Aproveite para curtir a página do blog no facebook e ficar por dentro das dicas de sugestões de passeios! Clique aqui.

E se você tiver alguma sugestão de passeio, deixe um comentário!