sábado, 3 de maio de 2014

Campinas – SP: Arte contemporânea

Pinturas, montagens, esculturas. São apenas alguns tipos que também podem ser encontrados na arte contemporânea. E em Campinas, há um espaço dedicado a este tipo de arte, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti, mais conhecido como MACC.


De acordo com o site da Prefeitura, o Museu foi fundado em 1965 pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Campinas, sob a coordenação da professora Jacy Milani. Ele funcionava no antigo prédio da CPFL, na Avenida da Saudade. Até que em 1976, o milionário campineiro Roque Mellilo doou o atual edifício do museu para a cidade. O local recebeu o nome de José Pancetti, em homenagem ao artista plástico campineiro.
 
 
O MACC tem um acervo composto por 660 obras, de nomes consagrados como José Roberto Aguillar, Lasar Segall, Roberto Burle Marx, Cândido Portinari, Odila Mestriner, entre outros. Mas, o Museu também faz algumas exposições temporárias. Desta vez, por exemplo, há duas exposições.


A primeira é a uma seleção de obras do acervo do MAV (Museu de Artes Visuais) da Unicamp. São várias obras, que brincam com as cores e a geometria. Artistas como Geraldo de Barros, Anatol Wladyslaw e Hermelindo Fiaminghi fazem parte da exposição.

 
 
 
 
 

A segunda é uma exposição chamada “A ordem dos Destroços”, de Cláudio Matsuno. Em duas salas, a exposição é “uma coleção arbitrária de partes dissociadas de uma unidade perdida”, de acordo com palavras do curador Paulo Gallina.





 
As instalações ficam até o dia 25 de maio. Mesmo que tenham terminado, sempre vale a pena dar uma passadinha pelo MACC e conferir o que está exposto lá! Mesmo porque, antes de entrar, o visitante já verá algumas obras no jardim do Museu.

 

O MACC fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, no Centro, ao lado da Prefeitura e embaixo da Biblioteca Prof. Ernesto Manoel Zink. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h, domingos e feriados, das 9h às 13h.

E você?! Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário