quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Joinville – SC: Bicicletas até no museu

Um dos títulos de Joinville é a Cidade das Bicicletas. O veículo é muito utilizado para a locomoção na cidade. Tanto é que ele ganhou um espaço para contar a evolução dele: o Museu da Bicicleta.

O prédio foi construído em 1906, em estilo Enxaimel, uma edificação típica da Alemanha, já que milhares de alemães imigraram para a cidade e fizeram de Joinville uma colônia daquele país.


O acervo possui mais de 16 mil bicicletas. A magrela, como já foi conhecida, tem a sua história contada neste espaço. Logo que o visitante entra no Museu, ele dá de cara com uma bicicleta muito famosa: a réplica da bicicleta usada no filme E.T. – O Extraterrestre, de 1982.



E não é só! Na primeira sala também tem bicicletas curiosas e com muita história. Tem uma feita em madeira; tem a bicicleta do Padre Valdecir João Vieira, o Valdo, que queria dar a volta ao mundo montado em duas rodas; uma indiana e até a bicicleta utilizada pelos Correios.

 
 
 

Tem ainda uma vitrine com miniaturas das magrelas.

 
Na outra sala, o visitante vai encontrar algumas muito criativas! Um artista plástico da cidade, que infelizmente não recordo o nome, fez alguns modelos para o museu usando materiais nada convencionais, como porcas de parafusos.

 
 

Neste galpão, é onde estão os modelos mais antigos, como este de 1922.

 
Há ainda bicicletas que foram utilizadas como veículos militares, como este modelo de 1942, utilizado pelo exército Suíço.

 
Tem aquela que foi feita em comemoração aos jogos olímpicos de 1960...

 
E por falar em jogos olímpicos, tem as bicicletas utilizadas em competições esportivas.

 
Outro modelo curioso é este utilizado para trafegar sobre os trilhos de trem.

 
E se você, caro visitante, pensa que os modelos expostos são apenas os adultos, está enganado. Os modelos infantis fazem qualquer um viajar no tempo!



 
Tem mais coisas ainda: exposição de lanternas de bicicletas, capacetes e até quadros!




Todo este acervo faz o Museu da Bicicleta ser um passeio imperdível! Ele fica ao lado da Estação da Memória, que já o apresentei em outro post, na Rua Leite Ribeiro, s/nº, no Bairro Anita Garibaldi. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site http://www.museudabicicleta.com.br.
 
E você?! Tem alguma sugestão de passeio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário