sexta-feira, 7 de junho de 2013

Limeira - SP: Uma conversa entre o antigo e o moderno

A cidade de Limeira, ou melhor a Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Tathuiby, começou a nascer em 1830, de acordo com informações do site da Prefeitura. Anos depois, um quarto de légua em quadra foi doado pelo Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos para a construção da nova cidade. Mas, o ano dado como o de fundação da cidade é 1826, quando foi terminada a estrada Morro Azul - Campinas. 

Por que começar este post com a história de Limeira? Porque a dica desta semana é sobre um dos poucos prédios que restaram do século XIX: o Casarão. O local serviu de moradia para o Senador do Estado de São Paulo, Ezequiel de Paula Ramos, por volta da década de 1870. Depois, de passar por um processo de restauração, ele abriga agora o Espaço Cultural Engep, recém-inaugurado.


Na entrada, um pedaço de calçada de pedra, em meio às pedrinhas portuguesas. Essas pedras foram descobertas na calçada do Casarão durante a restauração.


De acordo com o curador João Berto, o local é uma mistura do histórico com o moderno. E para representar, a primeira exposição é “Emiliano Bernardo – Imagens em Movimento”. O artista é um arquivo vivo da história da cidade. Desde muito cedo, ele registra fatos de Limeira em vários meios. Por isso, a exposição foi dividida em três salas. A primeira é a sala do cinema. Lá, cinco blocos de vídeos são exibidos, sendo um por dia.


Já na segunda, a exposição trata da fotografia. Lá estão equipamentos fotográficos e de filmagens, além de fotos feitas pelo artista.



Por último, o visitante pode conhecer a sala das artes plásticas. Estão expostas telas que retratam flores, imagens sacras e igrejas da cidade.


Nesta sala, também estão as esculturas feitas pelo artista e os prêmios recebidos por Emiliano Bernardo no teatro.



Também há uma área externa, com mesas e cadeiras e um lindo jardim.


Para complementar este post, abaixo você encontra uma reportagem realizada para a TV Mix Regional sobre esta exposição.


A exposição vai até o dia 22 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Apesar da data de término, outras exposições já estão programadas, por isso, se você, caro leitor, estiver na cidade, não deixe de conhecer o Casarão. O Espaço Cultural fica no Largo da Boa Morte, 118, Centro, em frente a Igreja da Boa Morte.

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe seu comentário!

Um comentário:

  1. Que LEGAL Grá!!! Parabéns, ótima matéria!!!
    Beijo, Clau.

    ResponderExcluir