sábado, 6 de julho de 2013

Campinas - SP: Um passeio no marco da história cafeeira

Há algumas semanas, o blog trouxe como sugestão um local muito popular de Campinas, a Lagoa do Taquaral. A dica desta semana está ali do lado, ou melhor, em frente: o Lago do Café!


A área em que está localizado este parque é um marco da história de Campinas, pois, de acordo com o site da Prefeitura, ela é remanescente da antiga sesmaria de Francisco Barreto Leme, fundador oficial da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso! Ufa... o nome da cidade em 1774 era grande!

Mas, voltando à história... “A área foi produtora e fornecedora de milho, feijão, cana-de-açúcar e aguardente aos tropeiros que seguiam pela Estrada dos Goiáses rumo às minas de ouro de Goiás e de Mato Grosso. No final do século XVIII, estas terras se voltariam para a produção de açúcar e, em meados do século XIX, para a produção de café, integrando-se a então Fazenda Taquaral, em um processo produtivo que em pouco tempo transformaria toda a história do Estado de São Paulo”, segundo o site da Prefeitura. O local tornou-se parque em 1992, depois que foi doado à cidade.


O Lago do Café foi reaberto este ano, depois de cinco anos fechado, devido ao risco de contrair febre maculosa, já que três funcionários morreram lá devido à doença. As capivaras, hospedeiras do carrapato estrela, foram eliminadas e foi feita a limpeza do local. Mas placas informando sobre o risco da doença foram espalhadas pelo parque.


A sugestão é que após fazer uma caminhada pela Lagoa do Taquaral, você dê uma esticadinha e faça uma caminhada também no Lago do Café. A pista de caminhada é boa.


Lá também tem um lago, onde se pode contemplar a tranquilidade das águas.


Um casarão foi construído em 1972 como uma cópia não fiel da antiga casa sede da Fazenda Taquaral. Lá funcionava o Museu do Café até o parque ser fechado devido ao risco da febre maculosa. Atualmente, não há previsão de reabertura do Museu.


As crianças podem se divertir na Casa das Bonecas. Uma linda casinha construída em frente ao Casarão, que possui até um mini poço, onde as crianças podem desenvolver a criatividade.


Vale a pena ampliar a caminhada entre as árvores do Lago do Café. O local fica na Av. Heitor Penteado, 2145, no Parque Taquaral. O horário de funcionamento vai das 6h às 19h.


E você?! Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário