sábado, 13 de julho de 2013

Campinas - SP: Visão panorâmica

Ver a cidade em 360º e um lindo pôr do sol. Ou contemplar o anoitecer. Onde? No ponto mais alto de Campinas: a Torre do Castelo.


O local, feito originalmente para abrigar uma caixa d’água que abastecia os bairros da região norte, era inicialmente chamado de “Castelo d’água. Informações do site da Prefeitura dão conta de que a torre possui 27 metros de altura e está em um ponto estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade.

“O prédio foi construído entre 1936 e 1940 com capacidade para 250 mil litros de água e com encanamentos de ferro fundido (importados da França) e seis janelas, de onde é possível ter uma visão em 360 graus da cidade. O terreno escolhido para a construção foi a praça circular do Jardim Chapadão, de onde partia uma das avenidas centrais da nova cidade, a Andrade Neves”, conta a história do site da Prefeitura.


Estas peças importadas da França e outras utilizadas no encanamento podem ser visualizadas lá mesmo, na Torre do Castelo. Na entrada, o visitante já as encontra assim como uma réplica da Torre.


Depois, é hora de começar a subida dos degraus que levam à melhor parte da Torre. Após alguns lances de escada, será possível ver outras peças também utilizadas no encanamento da cidade. Elas fazem parte do Museu Histórico da Sanasa (a empresa de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas).



Na sequência, é a vez da escada caracol. Degraus e mais degraus estreitos que vão te levar ao topo da torre.



E é lá no topo onde o visitante poderá ver toda a cidade, em 360º. Cada janela, possui um painel com informações sobre a região que está sendo avistada.



No teto, uma bússola indica qual região pode ser avistada.


O período de maior movimento é no fim da tarde, quando se pode ver um espetáculo único: o pôr do sol. As cores amarelada e alaranjada começam a aparecer com a chegada da noite.




Além disso, o visitante pode ver outros pontos da cidade. Aproveite para tirar fotos. A vista panorâmica é linda.







A Torre do Castelo fica na Praça 23 de outubro, s/nº, no jardim Chapadão. A Praça fica na confluência de avenidas como a Andrade Neves, Alberto Sarmento e a Francisco José de Camargo Andrade, além de outras. O horário de funcionamento é bastante estratégico para as melhores visualizações: sábados e domingos, das 15h às 21h. A entrada é gratuita. 

E você? Tem alguma sugestão de passeio? Compartilhe! Deixe um comentário!

E não deixe de curtir a página do blog no Facebook. Clique aqui.


#Campinas #Castelo #oquefazer #fimdetarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário