domingo, 18 de agosto de 2013

São Paulo - SP: Símbolo da gastronomia paulista

Para muitos a capital paulista é sinônimo de congestionamento e poluição, mas São Paulo é mais do que isso: é o berço da cultura e da gastronomia. E por falar em gastronomia, não há símbolo mais característico do que o Mercado Municipal.


O popular Mercadão foi projetado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e inaugurado em 1933. Um dos charmes do edifício são os vitrais que foram executados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que de acordo com o site do Mercadão, era “famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé (também em São Paulo) e em outras 300 igrejas brasileiras”.



Mas, o que mais chama a atenção dos visitantes são as frutas de vários tipos, cores e tamanhos. Lá, os visitantes vão encontrar desde goiabas e morangos muito grandes à frutas exóticas, como pitaya e abiu.



Também é impossível passar pelo Mercadão e não experimentar o famoso lanche de mortadela, que tem mais recheio do que pão! E uma curiosidade: uma matéria do jornal “O Estado de S. Paulo” conta que o lanche surgiu no Bar do Mané e era mais simples do que hoje. Mas de tanto um cliente reclamar que vinha pouca mortadela, o dono passou a colocar bastante recheio. Os preços variam de um lugar para outro.



Mas, além do lanche, existem outras delícias muito famosas, como o bolinho de bacalhau ou até mesmo o pastel de bacalhau (que também é em tamanho grande).



Além das delícias gastronômicas, a criatividade dos vendedores de frutas também chama a atenção. Durante a sua visita, você certamente vai ouvi-los te convidar a experimentar alguma. E não é só: eles contam a história e falam dos benefícios que as frutas vão trazer à saúde. Comprovei isso quando fiz uma reportagem no Mercadão durante um curso, que vocês podem assistir abaixo.


Lá, o visitante ainda pode encontrar legumes, verduras, carnes, aves, peixes e frutos do mar, doces, queijos, especiarias e produtos importados.


Se estiver passando pela capital paulista, não deixe de visitar o Mercado Municipal. Ele está localizado na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II. A entrada é gratuita. Informações podem ser obtidas no site www.mercadomunicipal.com.br.

E você? Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário