quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ubatuba – SP: Preservação das tartarugas

Janeiro, mês de sol, muito calor e férias, sempre pede uma praia. E no Estado de São Paulo, uma cidade muito famosa do litoral é Ubatuba.


E se você gosta de conhecer alguns pedacinhos da cidade em que vai, saiba que é lá que está localizado um Projeto muito legal de preservação das tartarugas e outros animais marítimos: o Projeto Tamar.
 


 
De acordo com o site do Projeto, a base de Ubatuba foi a primeira a ser instalada pelo Projeto Tamar em área de alimentação de tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Lá, o visitante vai poder conhecer várias espécies de tartarugas marinhas, que passam pelo litoral.


 
Por todo o parque, os visitantes encontram belas estátuas de tartarugas, que parecem de verdade, como esta que mostra o nascimento dos filhotes de tartarugas.
 
São vários aquários de tartarugas e outros peixes. Muitas das espécies de tartarugas, que são cuidadas lá, estão em extinção.

 

 
O que mais chama a atenção do visitante é o aquário com praia artificial e visor panorâmico, onde pode-se observar as tartarugas submersas. Lá, é possível ficar bem pertinho delas!



 
O Projeto, além de trabalhar pela preservação das tartarugas, também tem espaço para a educação ambiental. Através de desenhos e imagens, os visitantes aprendem, por exemplo, a importância de se não deixar lixo na praia.
O Projeto Tamar também trata, recupera e libera as tartarugas de volta ao mar. Vale a pena conhecer a Base e aprender um pouquinho sobre as tartarugas marinhas. A base de Ubatuba fica na Rua Antonio Atanázio, 273, Jardim Paula Nobre. O horário de funcionamento é de domingo à quinta-feira, das 10h às 18h, e nas sextas-feiras, aos sábados, feriados e nas férias escolares, das 10h às 20h. O ingresso custa R$ 13,00 a inteira e R$ 6,50, a meia entrada. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site www.tamar.org.br.

Ubatuba fica a cerca de 290 km da cidade de Campinas e a 230 km de São Paulo.

Tem alguma sugestão de passeio?! Não esqueça de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário