sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Limeira – SP: A transformação das residências em exposição

Quando passeamos por uma rua, muitas vezes não nos damos conta da história que tem determinada casa ou em que época ela foi construída. É este o objetivo da mostra “Modos de Morar dos Paulistas”, que está exposta no Espaço Cultural Engep: lançar um novo olhar sobre as residências, já que a exposição retrata a transformação das moradias construídas entre 1840 e 1940. 


 
Nestes 100 anos de períodos retratados, o visitante vai poder conferir como as residências se modificaram, passando das casas construídas em taipa de pilão para as de tijolo e concreto. Os diferentes materiais usados na construção estão expostos na primeira sala. 

 
Um dos artigos mais curiosos é a planta de uma casa de 1932, que já mostra os detalhes que as fachadas traziam.
 

Tem ainda os ladrilhos, que começaram a ser utilizados nas residências. 

 
Na segunda sala, chamada de “Deus te abençoe”, o visitante confere a influência da religiosidade e das crenças, principalmente da religião católica, presentes no ambiente familiar. Santos, oratórios, crucifixos e imagens de santos tinham grande destaque nas residências. 

 
 
 

 Casa que é casa precisa de decoração. E esse é o objetivo da terceira sala, que recebe o nome "Sinta-se a vontade". Lá estão expostos vários objetos utilizados na sala, escritório, quarto e cozinha. 

 
 
 

Muitos desses objetos são extremamente curiosos. Um exemplo são os objetos utilizados pelas mulheres da época, como caixa de costuras e revistas. 


 E não para por aí! Outra curiosidade são os objetos utilizados na higiene pessoal e para aplicar medicamentos.

 
Além disso, há uma coleção de ferros de passar roupa da época...

 
 ... uma fruteira toda detalhada e talheres com o monograma CF. 

 

Mas não são apenas objetos curiosos que estão expostos nesta sala. Há objetos simples também.

 
A exposição traz ainda duas telas do artista Almeida Júnior, que foram cedidas pela Pinacoteca do Estado e estão sendo expostas pela primeira vez em Limeira.

  
A exposição foi assunto para uma reportagem que fiz para a TV Mix Regional, que pode ser assistida abaixo!

 
A exposição “Modos de Morar dos Paulistas” pode ser visitada até o dia 2 de novembro, no Espaço Cultural Engep, que fica no Largo da Boa Morte, 118, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-1600.

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário