quinta-feira, 23 de abril de 2015

Campinas – SP: Terra à vista!

Diz a lenda que foi no dia 22 de Abril de 1500, que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil com uma frota composta por 13 embarcações, das quais eram 3 caravelas, 9 naus e uma naveta, que servia para carregar mantimentos. Uma dessas caravelas, no entanto, tem uma réplica na cidade de Campinas.


De acordo com o site da Prefeitura, ela foi construída no próprio local e inaugurada em 1972. “A embarcação é réplica da nau Anunciação que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras em 1500”.

 
Mas é na visita à Caravela, que o visitante descobre que não é bem assim. Lá, alguns banners contam a história da embarcação e é em um deles que o visitante descobre que a Caravela não é exatamente uma réplica da usada por Cabral. Quando ela foi construída, era este modelo que hoje está na Lagoa do Taquaral que se entendia pela embarcação que trouxe o português ao Brasil. Mas estudos mostraram que a embarcação é, na verdade, típica de séculos posteriores.
 
 
A Caravela estava fechada desde 2008, quando afundou, e foi reaberta no final do ano passado, depois de ser reformada. Agora, o visitante pode conhecer todos os andares da embarcação.


 
Em alguns compartimentos, é possível encontrar malas e baús, que fazem qualquer um viajar no tempo.

 
 

Pelas janelinhas, o visitante tem uma bela vista da Lagoa do Taquaral.



 
Esta vista fica ainda melhor quando você, caro leitor, vai até o último andar.

 

É lá no último andar, que também estão detalhes da embarcação.





 
Até mesmo um navegador está lá!

 
 

A visita pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. A visita é permitida para no máximo 50 pessoas de cada vez. Por isso, muitas vezes, se formam longas filas. A sugestão é que você vá aos sábados ou no domingo cedo, que são horários mais tranquilos. A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Dr. Heitor Penteado, no Parque Taquaral. A entrada é gratuita.
 
Deixe um comentário com a sua sugestão de passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário