quinta-feira, 30 de abril de 2015

São Paulo – SP: Museu de arte mais antigo da capital

São Paulo também é sinônimo de cultura. A cidade que já tem 461 anos, tem vários atrativos culturais e um deles é a Pinacoteca do Estado, que é o museu de arte mais antigo da capital do Estado. Ela foi fundada em 1905 e funciona no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e reformado no final da década de 1990, de acordo com informações do site da Pinacoteca.


São três andares com obras de arte de todos os tipos, produzidas por artistas brasileiros ou que estão relacionadas com a cultura brasileira.





O acervo conta hoje com cerca de 9 mil peças. Entre elas, estão obras famosas, como o “Mestiço”, de Cândido Portinari.

 
Uma das salas é voltada à arte sacra, que conta com pinturas e objetos, como crucifixos.



Além disso, o visitante também vai encontrar diversas estátuas espalhadas pela Pinacoteca.




O objetivo do museu é proporcionar o estudo das artes visuais e estimular o conhecimento artístico. Visitar a Pinacoteca é viajar pelas obras de arte. Por isso, se estiver pela capital paulista, não deixe de ir.


 
A visita pode ser feita de terça-feira à domingo, das 10h às 18h. A bilheteria funciona até às 17:30. O Museu funciona inclusive aos feriados, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 02, próximo à Estação da Luz. Mais informações podem ser obtidas no site www.pinacoteca.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário