terça-feira, 14 de julho de 2015

Campinas – SP: Passeio entre as estrelas

Em 241 anos, Campinas já acumula mais de 1,1 milhão de habitantes. Mesmo sendo uma metrópole, ela mantém algumas características rurais. E opções de passeio não faltam: vão desde bares, restaurantes, casas noturnas, museus e até mesmo observatório.
 
E é sobre o Observatório Municipal Jean Nicolini, que o blog vai falar nesta publicação. Ele fica no distrito de Joaquim Egídio, um local que ainda mantém características rurais e que fica afastado dos grandes centros. Com isso, a poluição luminosa é pequena, o que torna mais fácil a observação do céu.
 
 
O passeio ao Observatório é uma verdadeira aula de astronomia. Assim que o visitante chega ao local, se depara com uma exposição de telescópios.
 
 
Na parede, banners mostram alguns dos registros da astronomia, como cometas, galáxias e até berçários de estrelas.
 

 
Neste final de semana, os visitantes foram recebidos por uma mini palestra, que explicava o que aconteceria no Observatório.
 
 
Em outra sala, pode ser conferida a exposição “Desvendando os segredos do Sol”. Réplicas de sondas espaciais e foguetes, além de maquetes que representam as missões espaciais, são alguns dos objetos que podem ser vistos nesta exposição.
 





 
É só andar um pouco mais para ver pedras encontradas na face da terra, como quartzo, xisto, entre outras.
 


 
Outra maquete também mostra que o planeta Terra tem outras camadas além desta em que vivemos.
 
 
Já na sala seguinte, o visitante pode conhecer um pouco da história do Observatório Municipal.
 

 
Após a visita no prédio do Observatório, é hora de ir para o lado externo e observar os astros. Por meio de telescópios, é possível observar planetas como Vênus e Saturno.
 

 
Pesquisadores dão informações aos visitantes sobre o que pode ser visto no céu. Lá, os turistas aprendem a observar o céu e conhecer algumas constelações.
 
 
 
Lá, os visitantes ainda terão uma bela vista de Joaquim Egídio. 
 
 
É na área externa que também ficam os relógios de sol.
 
 
O passeio é incrível e pode ser feito por famílias, casais e por todos os apaixonados em observar o céu.
 
 
O Observatório Municipal Jean Nicolini fica no Monte Urânia, na Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio. Para chegar até o local, saindo do Centro de Campinas deve-se passar pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e seguir pela Estrada das Cabras. Placas indicam como chegar ao Observatório. Os últimos 5 km são de estrada de terra. O percurso total do Centro ao Observatório é de 32 km. A entrada custa R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). O Observatório funciona todos os domingos, das 17h às 21h. Mais informações podem ser obtidas no site observatorio.campinas.sp.gov.br.
 
Curta a página do blog no Facebook para saber de outras sugestões de passeio. Clique aqui.
 
Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!
 
#Observatório #Campinas #passeioemfamília #passeioadois #estrelas #universo #planetas

Nenhum comentário:

Postar um comentário