sexta-feira, 3 de julho de 2015

Jarinu – SP: Igreja também é ponto turístico

A cidade de Jarinu era antes a freguesia Campo Largo e pertencia à cidade de Atibaia. Mas todo povoado que se preze precisa ter uma igreja. E foi em 1807, que o Capitão Lourenço Franco da Rocha e a mulher Rita de Cássia de Morais desmembraram a fazenda e doaram a gleba para a construção da Capela de Nossa Senhora do Carmo de Campo Largo, que se tornaria a Matriz da Paróquia. A Igreja, no entanto, foi construída em 1930.


 A bela Igreja foi restaurada em 2012 e possui algumas estátuas no teto.


 
Dentro, as pinturas e os vitrais encantam os visitantes.

 
 

Além disso, o altar faz uma homenagem justa à Padroeira da cidade.

 
Mas a beleza não fica só dentro da Matriz. A Praça Nossa Senhora do Carmo que fica em frente à Igreja é um cenário único, que parece ter parado no tempo.


 
 

Um coreto dá ainda mais o tom de volta ao passado.

 
É nesta praça que fica uma curiosidade: lá existia uma bica, construída na década de 1920, para que os fiéis pudessem saciar a sede e lavar os pés sujos de terra. De acordo com a placa que está instalada ao lado dela, os fiéis caminhavam descalços pela estrada de terra batida para ir à Santa Missa. Isso porque a dificuldade financeira da época fazia com que a população tivesse apenas um par de sapatos, que era utilizado em ocasiões especiais. A história conta ainda que a bica foi retirada por volta de 1960 e reinstalada em outro lado nos anos 1990. Apenas com a restauração de 2012 é que ela voltou para o local de origem.

 
Na praça, ainda tem playground para as crianças e uma fonte.


 
 

A Igreja Matriz e a Praça ficam na Av. Antenor Soares Gandra, no Centro de Jarinu. Se você estiver passando pela cidade, não deixe de conhecer!

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

Aproveite para curtir a página do blog no Facebook. Clique aqui.
 
#Igreja #Matriz # história #bica #Jarinu #passeioemfamília

Nenhum comentário:

Postar um comentário