terça-feira, 30 de junho de 2015

Campinas – SP: Regina Duarte em 50 anos de carreira

A eterna Namoradinha do Brasil, a atriz Regina Duarte, está completando 50 anos de carreira. E para comemorar a data, chega em Campinas a exposição “Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo”.


 
Regina Blois Duarte nasceu em Franca (interior de São Paulo) e viveu em Campinas dos seis aos dezoito anos. E foi em Campinas que ela começou a carreira, como atriz amadora no Grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Aqui, ela chegou até a estudar na Escola Estadual Culto à Ciência. Registros deste período podem ser encontrados dentro de uma gaveta, na exposição.

 
A história de Regina Duarte está contada em ordem cronológica. Logo que o visitante entra na exposição, encontra vários objetos pessoais da atriz e vários documentos, como os primeiros contratos assinados por Regina Duarte.



 
Nas telenovelas, ela estreou em 1965 em “A Deusa Vencida” de Ivani Ribeiro, produzida pela TV Excelsior. E para retratar as cinco décadas de carreira da atriz, foram montados cenários que reproduzem os ambientes internos de uma casa, com elementos de época. Locais, estes, em que a população acompanhou a trajetória de Regina. Essas casas-cenários, inclusive, fazem uma referência aos estúdios de televisão.




 
No meio destes cenários, estão dispostas fotos da atriz.

 

Nos anos 70, o seriado Malu Mulher foi o grande marco de Regina durante a década. Para marcar este período, em uma escrivaninha, estão vários objetos que representam o seriado.


 
Já na década seguinte, se tornou impossível falar dos anos 80 sem falar do grande sucesso de Roque Santeiro e a Viúva Porcina, um dos grandes sucessos da atriz. E para marcar um dos papéis mais importantes da atriz, o quarto da Viúva Porcina foi montado na exposição, com os objetos, o figurino e até mesmo o texto da novela.





Antes de continuar a viagem pelos cenários, o visitante deverá passar por um corredor cronológico, que conta a história da carreira da atriz e os acontecimentos no mundo.

 

 

As participações de Regina no cinema também são lembradas com uma bilheteria, e até uma sala especial para o visitante conferir as produções em que ela participou.



 
Outros dois cenários marcam as produções das novelas Vale Tudo, exibida em 1988, em que Regina interpretou a esforçada Raquel, e Rainha da Sucata de 1990. Esta novela, em que ela interpretou Maria do Carmo, dá início aos trabalhos da atriz da década de 90.


 


Outra produção que marcou a carreira de Regina Duarte foi a minissérie Chiquinha Gonzaga, de 1999, em que a atriz interpretou a compositora. Desta produção, o visitante vai encontrar os figurinos e até a batuta que Regina ganhou da família da compositora e o molde utilizado para envelhece-la.



 
Uma sala nos moldes dos dias atuais marca as últimas novelas que a atriz participou.




Mas, a carreira de Regina Duarte não se resume à televisão e ao cinema. Ela também tem a sua história nos palcos dos teatros.


 
Além disso, os visitantes também podem conferir os prêmios recebidos pela atriz.

 
E depois de visitar as cinco décadas da carreira da atriz, os fãs ainda podem deixar um recadinho especial para Regina Duarte.



A exposição “Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo” pode ser visitada até o dia 26 de julho, de terça-feira à sábado das 11h às 22h e aos domingos e feriado, das 14h às 20h, na praça de eventos do terceiro piso do Shopping Iguatemi Campinas. O Shopping fica na Av. Iguatemi, 777, na Vl. Brandina. A entrada é gratuita. O acesso ao Shopping pode ser feito pela Av. Moraes Sales ou pela Rodovia Dom Pedro I.

Gostou da sugestão?! Então, curta a página do blog no Facebook. Clique aqui.

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

#Campinas #ReginaDuarte  #exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário