domingo, 15 de setembro de 2013

Monte Alegre do Sul – SP: Entre Montanhas

Uma cidadezinha pacata, com ares de interior e clima ameno: esta é Monte Alegre do Sul. A cidade fica entre montanhas, no Vale do Camanducaia, a uma altitude de 748 metros do nível do mar e possui mais de 7 mil habitantes, de acordo com o último censo.


A beleza natural se mistura a história da cidade. E para começar a apresentação de Monte Alegre do Sul, nada melhor do que contar sua história. De acordo com o site da Prefeitura, “em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, se estabeleceram neste bucólico vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café entre as matas naturais”.

Um colono, chamado Theodoro de Assis, era devoto do Senhor Bom Jesus. Depois de encontrar uma imagem do santo, resolveu construir uma capela no terreno de sua casa, mas o patrão dele não gostou e mandou demoli-la. Procurou outro sitiante, que ofereceu as terras para que a capela fosse construída, em 1873. E foi a partir daí que a cidade começou a nascer, já que ao redor da capelinha, várias residências foram construídas. Hoje, onde era a capelinha, está o coreto da Praça.



Aí, vocês, caros leitores, perguntam: e a capelinha, o que aconteceu?! Bom, no lugar dela, foi construído o Santuário do Senhor Bom Jesus. E ele é o primeiro ponto turístico de que vamos falar no blog “Lugares e seus passeios”.



A Igreja é imponente. E não é só por fora. Por dentro, também é muito bonita. Nem preciso dizer que é um dos principais pontos turísticos da cidade, né?!





E para quem gosta de uma trilha na montanha, atrás da Igreja tem outro atrativo: o Mirante do Cruzeiro. Com altitude de 892 metros, lá também está a Via Crucis com 14 estações.



Todas as fases que levaram à morte de Jesus Cristo estão lá. Elas estão descritas através de imagens e painéis, como este, que marca o momento em que Jesus é condenado a morte.



Algumas cruzes também são encontradas pelo caminho.



A trilha não é fácil. É uma subida muito íngreme. Ao final, você vai encontrar a Capela de Nossa Senhora da Encarnação e imagens que marcam o sepultamento de Jesus.





Além disso, também poderá contemplar uma bela vista.




Monte Alegre do Sul fica a cerca de 80 km de Campinas e a 131 km de São Paulo. Mais informações sobre a cidade podem ser conferidas no site www.montealegredosul.sp.gov.br.

Deixe um comentário com a sua sugestão!

Aproveite para curtir a página do blog no Facebook. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário