sábado, 28 de setembro de 2013

Brotas - SP: Aventura no meio da mata

Primavera, flores, dias de sol, temperaturas aumentando. Sabe o que tudo isso pede? Água... seja em cachoeiras, rios ou mares. Quer melhor? Que tal juntar uma bela cachoeira com uma trilha pela mata? E é por isso que esta semana o blog “Lugares e seus passeios” vai até Brotas, no interior de São Paulo.


Brotas é a capital do turismo de aventura. Lá pode ser encontrada uma natureza preservada, com mata de cerrado, restos de Mata Atlântica, cachoeiras, nascentes de águas cristalinas e, claro, o Rio Jacaré-Pepira, o principal da cidade. 


Desta vez, a sugestão é de trilha e uma das opções é o Recanto das Cachoeiras. A trilha é pré-determinada e sinalizada. A primeira parte leva até a Cachoeira Santo Antonio, de 15 metros de altura. De acordo com o site, são aproximadamente 400 metros de extensão. Você passará por corredeiras e áreas gramadas.



Depois de uma parada na Cachoeira Santo Antonio, é hora de ir de seguir na próxima trilha. Esta já é um pouco mais difícil. São aproximadamente 600 metros de extensão e o terreno é um pouco íngreme. Durante o caminho, você vai passar por um rio, que em tempos de estiagem, se torna uma prainha. Mas, em épocas de rio cheio, só resta observar e seguir pelas margens até chegar em um ponto onde é possível atravessar.


O ponto alto desta segunda parte é a Cachoeira Roseira, com 55 metros de altura e uma beleza tão exuberante, que faltam palavras para descrever. A força da água é tamanha, que embaixo dela é até difícil de respirar. 




O percurso final leva até o mirante, de onde é possível ver o percurso realizado.


São aproximadamente 4 horas de duração. A trilha é feita com guias treinados e deve ser agendada. Ainda está incluso um lanche natural e uma garrafa de água, por pessoa. O valor é de R$ 57,00 por pessoa, já com a entrada ao Recanto das Cachoeiras inclusa. Outras informações pelo site www.recantodascachoeirasbrotas.com.br.

Tem alguma sugestão de passeio?! Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário