sábado, 2 de novembro de 2013

Campinas - SP: Feira de artes em Sousas

Um mês depois de o blog “Lugares e seus passeios” não trazer nenhuma sugestão de passeio, ele está de volta à ativa! E neste retorno, a sugestão vem de Sousas, distrito de Campinas.

O distrito de Sousas é cortado pelo Rio Atibaia. Lá, encontram-se preservados muitos imóveis históricos, além de uma bela paisagem. Segundo informações do Portal Sousas, o distrito “teve origem nas proximidades da primeira ponte de madeira construída sobre o rio Atibaia, nas terras da Fazenda Atibaia que então iniciava as primeiras plantações de café na região. Nesta ocasião, a família de Joaquim Monteiro ergueria uma capela em honra a São Sebastião (1833), fazendo nascer o arraial”.

E é neste peculiar distrito de Campinas que acontece a Vila das Artes, uma feira de artes e artesanato. Ponto turístico, a Vila surgiu em 1998 por iniciativa de um grupo de artistas que queriam mostrar o trabalho que faziam.


De acordo com o site, 23 pessoas expõem seus trabalhos na feira. Lá, o visitante vai poder conferir e adquirir peças de qualidade produzidas por artistas locais.

 
A variedade é grande: quadros, roupas, joias, sabonetes, objetos de decoração e até mesmo cadernos e blocos de anotações.


 
Além disso, a Vila das Artes também conta com alguns expositores convidados. No mês de outubro, por exemplo, estava lá o Ateliê Natureza Brasil. Eles levaram para a feira criativos livros feitos em papel machê, que contam as histórias do folclore brasileiro em três línguas.

 
A feira também conta com música ao vivo e barracas de alimentação.


 
A Vila das Artes acontece sempre no primeiro domingo do mês. Em novembro, por exemplo, a feira estará neste domingo (3 de novembro), na Praça Beira Rio, às margens do Rio Atibaia, mesmo local de todos os meses. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no site viladasartescampinas.wordpress.com.

Tem alguma sugestão de passeio? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário