segunda-feira, 23 de junho de 2014

São Paulo – SP: Origem da Língua Portuguesa

O mundo das letras que formam as palavras que usamos todos os dias escondem muita história. Esta origem pode ser decifrada pelo público no Museu da Língua Portuguesa. O espaço tem como objetivo a valorização e difusão do nosso idioma. Ele fica na Estação da Luz, a estação ferroviária que já foi a porta de entrada de vários povos, que trouxeram a cultura e influências para a Língua Portuguesa.

 
O espaço é dividido em três andares. Logo no primeiro andar, assim que o visitante entra no Museu, ele dá de cara com uma cortina de letras.


 
Na sequência, ele encontra uma bela exposição de quadros e esculturas de artistas renomados do Modernismo Brasileiro. De acordo com o site do Museu, a mostra “Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil” reúne 58 obras de 38 artistas diferentes. São nomes como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake e José Pancetti.



 
No meio destas obras, há 46 fragmentos de poemas de 23 autores brasileiros consagrados. Eles estão na parede, nas janelas, em painéis...





 
... e até mesmo, no chão! Entre os passos dos visitantes, as letras vão aparecendo e formando fragmentos dos poemas de autores como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e João Cabral de Melo Neto.

 
Ainda como parte da mostra, há quatro obras reproduzidas em alto relevo para vivências táteis de pessoas com deficiência visual. O site do Museu explica que os totens “contêm relevo em resina das telas selecionadas, que podem ser manipulados”.


 
Após se deliciar com estas obras, é hora de subir mais um andar. É neste que a interatividade toma conta e faz o visitante mergulhar na história das palavras. Um telão de 106 metros, que ocupa toda a extensão da Estação da Luz, é utilizado para retratar a diversidade da língua portuguesa, que está sempre em movimento.

 
Vários totens estão à disposição do visitante. Com apenas um toque na tela, você pode conferir a história de algumas palavras, as influências das Línguas e dos povos que contribuíram para a formação do Português atual e até a pronúncia delas.

 


Neste andar, também há uma exposição de peças do cotidiano que, muitas vezes, receberam nomes estrangeiros e que foram incorporados ao nosso vocabulário.


 
Uma linha do tempo mostra ao visitante a história da Língua Portuguesa.



 
Acha que as opções neste andar terminaram?! Que nada! Ainda tem a História da Estação da Luz e o Beco das Palavras. Neste último, prepare-se para perder um bom tempo montando palavras. O jogo é tão divertido que é difícil ir embora!


 
Mas ainda falta um andar: o último! É lá que o visitante se emociona. O ingresso já inclui uma sessão de cinema de 10 minutos que conta a origem da Língua Portuguesa. Quando a sessão termina, o telão se abre e aí é hora de entrar na Praça da Língua. Imagens são projetadas no teto ao mesmo tempo que o visitante ouve lindas poesias.

 
A mostra “Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil” pode ser vista até o dia 20 de julho. Já as outras exposições são permanentes e podem ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fica aberta até às 17h. O ingresso custa R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia. Mais informações podem ser obtidas no site www.museudalinguaportuguesa.org.br.
 
E você?! Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário