domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vinhedo – SP: Festa para comemorar a colheita da uva

Depois de um longo período de férias, o blog “Lugares e seus passeios” está de volta. E para marcar o retorno, a sugestão é uma festa que começou neste final de semana: a Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo.


Já falamos aqui no blog que a cidade de Vinhedo se desenvolveu com a chegada dos imigrantes europeus, principalmente os italianos. Eles começaram a introduzir na cidade a cultura da uva, porque o preço do café (que era a atividade principal da cidade) havia caído.


Hoje, Vinhedo faz parte do Circuito das Frutas e a cidade continua conhecida pela produção de uvas e vinhos. E para comemorar a colheita e a produção, é realizada a Festa da Uva e do Vinho, que já está na 54ª edição e se tornou tradição na cidade.

A Festa tem atrações para todos os gostos. Por falar em uvas e vinhos, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal Jayme Ferragut estão expostas as melhores frutas colhidas pelos produtores e também os vinhos, produzidos pelas famílias vinhedenses. Na festa, o visitante também pode aproveitar e levar uma caixa de uva para casa. Lá são vendidas uvas de vários tipos.




 
Mas além das uvas, lá é possível encontrar outras frutas, como goiaba, ameixa, pêssego, siriguela e a exótica pitaia.




 
O visitante também pode aproveitar e levar suco de uva e vinho para casa.


Lá também há uma praça de alimentação com opções para todos os gostos, como lanches, refeições, espetinhos, churros, pastel, doces, entre tantos outros.



 
Também há atrações que lembram a cultura italiana, como a parada italiana e apresentação de tarantela, leilão de frutas, área de artesanato, parque de diversões, minishopping e até shows com artistas regionais e grandes nomes da música. A abertura foi realizada pelo cantor Leonardo.

 
 
 
 
 

Mas, todos os dias haverá shows com artistas consagrados. Neste domingo, quem sobe ao palco principal é o Roupa Nova. Confiram a programação:

08/02 - Roupa Nova

12/02 - Show gospel com Heloísa Rosa

13/02 - Milionário e José Rico e Márcio Burac

14/02 - Bicho de Pé

15/02 - César Menotti e Fabiano

16/02 - Sociedade Rosas de Ouro

17/02 – Rodrigo Marim

19/02 - Show católico com Tony Allysson

20/02 - Cristiano Araújo

21/02 - João Neto e Frederico

22/02 - Marcos e Belutti

A entrada é gratuita. A Festa acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut, que fica na Av. Apparecida Tellau Seraphim, s/n, próximo à entrada da cidade. O horário de funcionamento é de quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, sábados e domingos, a partir das 10h e na segunda e terça-feira de Carnaval, a partir das 18h. A 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho acontecem até o dia 22 de fevereiro. Mais informações pelo site festadauva.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário