quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Valinhos – SP: É tempo de figo e goiaba!

A cidade de Valinhos é conhecida pela produção de figo roxo e goiaba. E para comemorar a colheita das duas frutas é que acontece a 67ª Festa do Figo e 22ª Expogoiaba, que começa neste sábado, dia 16/01.

Na festa, o visitante vai poder comprar frutas fresquinhas direto dos produtores. Este ano, a expectativa é que sejam produzidas 2,5 milhões de caixas de figo e o dobro de goiaba, de acordo com informações da Prefeitura de Valinhos. Isso porque as chuvas contribuíram para o desenvolvimento das plantações de figo e goiaba.



Mas na festa podem ser encontradas outras frutas, como uva, pêssego, maçã, caju, figo da índia, além de compotas, doces e sucos.


As atrações, claro, não ficam só na venda de frutas. O turista também pode encontrar muita diversão lá.

Para começar a animar a festa, não pode faltar música. Bandas locais e regionais de estilos variados vão estar distribuídas entre o palco 1, os restaurantes e os espaços Buteco do Arnesto e Rock bar.

Um parque de diversões, com brinquedos para todas as idades e uma exposição sobre a história de Valinhos também estão entre as atrações da Festa. O artesanato produzido na cidade vai estar à exposição e à venda do público. E também haverá uma completa praça de alimentação.

E não para por aí, não! Nos três finais de semana de festa, os turistas vão poder acompanhar alguns eventos especiais. No dia 17, haverá a exposição de carros antigos, das 9h às 16h. No dia 24, acontece o desfile de motos. No dia 31, os turistas vão acompanhar o passeio ciclístico e o 8º Campeonato de Ioiô, das 9h às 18h.

Além disso, a Festa oferece dois roteiros turísticos. O primeiro leva os visitantes a conhecer de perto as lavouras de figo, goiaba, uva e outras frutas, além de degustar as frutas e poder comprar produtos diretamente dos fruticultores. O passeio pode ser realizado aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com saídas do Parque Municipal.






O segundo roteiro é o ecoturismo pelo Sítio Cocais Trilhas. Este acontece aos sábados e domingos, com saídas às 10h, às 13h e às 14h30, também do Parque Municipal. Os dois passeios têm a presença de monitores e os ingressos custam R$ 12. As crianças até cinco anos não pagam.

A Festa acontece até o dia 31 de janeiro, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que fica na Rua Dom João VI, 82 – bairro Jardim Planalto. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábado.s e domingos, das 10h às 23h. No dia 20 de janeiro, feriado municipal do padroeiro São Sebastião, a festa acontece das 10h às 23h. A entrada é gratuita. O estacionamento custa R$ 15 e a renda será revertida para entidades assistenciais da cidade. Mais informações no site www.festadofigo.com.br.

Deixe seu comentário!

E aproveite para curtir a página do blog no Facebook. O link é http://www.facebook.com/lugareseseuspasseios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário