sexta-feira, 3 de maio de 2013

Campinas - SP: Meio ambiente e história no Parque Ecológico

Mais um fim de semana está chegando e, claro, o “Lugares e seus passeios” traz mais uma dica principalmente para você, que é de Campinas. Desta vez, vou sugerir um espaço que está um pouco esquecido pelos campineiros: o Parque Ecológico.


O local, hoje conhecido como Parque Ecológico Monsenhor José Salim, era área da antiga fazenda Mato Dentro. Segundo informações da Prefeitura de Campinas, ele nasceu em 1987, com o objetivo de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos. O Parque tem área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.


Fazia muitos e muitos anos que não entrava lá, mas para minha grata surpresa, ele está em boas condições. O Parque Ecológico é um ótimo lugar para passar uma tarde, fazer um piquenique, ou até mesmo fazer uma caminhada! Lá você vai encontrar árvores e flores bonitas, além de alguns animais.



Outra boa atração do Parque Ecológico se refere à história. O Casarão e a Tulha estão preservados e neles, há um museu histórico-ambiental. Ele conta, através de objetos de época, um pouco da história da fazenda Mato Dentro, além de mostrar programas de educação ambiental. É importante dizer que estes dois espaços são exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, época auge da cultura do café.


Dica: vá até o subsolo do Casarão. Lá, você poderá ver como ele foi construído.


Lá também tem quadras poliesportivas, campos de futebol soçaite, quadra de bocha e malha. O Parque Ecológico fica na Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2. Para chegar até lá, saindo do Centro, basta pegar a Avenida Moraes Sales e seguir reto até o término dela, no sentido de quem vai para Souzas, que cairá na Rodovia. O Parque fica aberto das 7h às 19h, mas as quadras funcionam até às 22h. 

Tem alguma dica de passeio? Deixe seu comentário!


Gostou?! Então, curta a página do blog no Facebook! Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário