sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vinhedo - SP: Cultura e história dos Imigrantes

Saindo um pouco dos parques, a sugestão para este fim de semana é fazer um passeio cultural. E para isso, vamos dar um pulinho em uma cidade vizinha à Campinas: Vinhedo. Uma das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas, ela foi fundada em 1620, mas foi com a chegada dos imigrantes europeus, principalmente os italianos, que a cidade se desenvolveu.


De acordo com informações da Prefeitura, “a população formada principalmente por imigrantes transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local”, formada principalmente por videiras.

E foi para homenagear quem ajudou a cidade a se desenvolver, que foi criado o Memorial do Imigrante. Ele é formado por um conjunto de seis prédios em estilo romano, muito bonitos.


Dentro, apesar de o acervo não ser muito grande, você pode conferir fotos antigas da cidade e de eventos importantes, como a chegada dos pracinhas brasileiros que foram lutar na Segunda Guerra Mundial. Além disso, tem maquetes da Estação Ferroviária, do Portal, entre outras. O espaço interno ainda é utilizado para algumas exposições temporárias.




A área externa é outro destaque. Rosas e outras flores de diversas cores e tamanhos compõem um lindo jardim. 



Em outro lado, estátuas representando produtores agrícolas, com uma fonte ao centro e bancos.


Ao fundo do Memorial, uma parreira de uvas.


Isso sem contar os equipamentos agrícolas e o barril para a produção de vinho que ficam no imenso jardim do Memorial.


Na frente do museu, o visitante encontra ainda o Monumento ao Imigrante.


Vale a pena conhecer! Quando há uma exposição temporária, geralmente, ela é publicada no site da Prefeitura, que é o www.vinhedo.sp.gov.br. O Memorial fica na Avenida dos Imigrantes, s/nº, de frente para o Portal de Vinhedo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3846-7100.

Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário